quarta-feira, 29 de junho de 2011

ONG Ramudá promove oficina de bioconstrução - Melhorias em imóveis urbanos com uso de materiais de baixo custo

Nos dias 2 e 9 de julho, a ONG Ramudá realizará oficinas de bioconstrução. No próximo sábado, acontece na sede da ONG e no dia 9, será levada para uma residência do bairro Cidade Aracy, onde os participantes terão a oportunidade de colocar na prática as técnicas aprendidas no dia 2.

Esta oficina propicia a disseminação de conhecimentos sobre técnicas de bioconstrução para reforma e/ou melhoria das condições físicas de imóveis residenciais. Serão aplicadas técnicas relacionadas ao uso do barro como matéria-prima para aplicação de reboco em paredes internas de residências.

Os interessados devem se inscrever pelo ramuda@ramuda.org ou através do (16) 3371-9791. A carga horária total da oficina, incluindo os dois sábados, é de 16 horas e para se inscrever é necessário colaborar com uma taxa de R$ 10. A Ramudá fica na rua Treze de Maio, 3392, beco, casa 3. Vagas limitadas. 

BIOCONSTRUÇÃO – Princípios de sustentabilidade cada vez mais orientam as ações humanas. A sustentabilidade centra-se no equilíbrio socioambiental, na suas vertentes de desenvolvimento social, econômico e ambiental. Neste contexto, as tecnologias, matérias-primas e processos de produção vêm sendo reavaliados para que os impactos negativos da humanidade sejam os menores possíveis. 
Considerado como um dos setores que mais causa impactos no meio ambiente, devido seu alto consumo de materiais, energia e alta geração de resíduos, a construção civil utiliza recursos naturais provenientes de jazidas de diversas partes do planeta para a produção de cimento. Este, de alto custo dentro de um projeto de construção de um domicílio, impossibilita grande parte da sociedade de terminar a construção de seu imóvel. Nas periferias, principalmente, observamos residências ocupadas por famílias de diversos tamanhos e com paredes sem reboco e tetos sem forro. Sempre por causa dos custos para se terminar a obra.

A bioconstrução abrange uma série de tecnologias na busca da viabilidade ecológica, econômica e social de sua aplicação. A opção pela utilização de matérias-primas disponibilizadas no entorno da obra, além de ter menor custo, também é feita em detrimento a materiais que, de alguma forma, agridem o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores. O princípio da bioconstrução é reunir as tecnologias milenares ou tradicionais com as inovativas e é considerada uma alternativa viável mesmo em ambientes urbanos.


PROGRAMAÇÃO
DIA 02/07/2011
Local: Sede da ONG Ramudá
9h – Palestra de abertura/ integração
9h30 – Oficina 1: diagnósticos e prognósticos
10h30 – Oficina 2: matérias-primas e composições
13h30 – Oficina 3: produção, execução e finalização
16h – Encerramento

DIA 09/07/2011
Local: Comunidade do Bairro Cidade Aracy
8h30 – Saída da Praça Conde do Pinhal
9h – Palestra de abertura/ integração
9h30 – Diagnóstico, prognóstico, matérias-primas, composições e organização dos trabalhos
10h – Oficina de produção, execução e finalização – parte 1
13h30 – Oficina de produção, execução e finalização – parte 2
16h – Organização do espaço
17h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário